domingo, 17 de junho de 2012

Anos 90

A década de 1990 trouxe o minimalismo, o início da globalização, mulheres mais ativas no mercado, a transição do analógico para o digital, e a chegada da internet no Brasil.
A moda exagerada das décadas anteriores influenciou até meados dos anos 90. Neste período, foram lançados o jeans colorido e a blusa segunda pele, com as lingeries em evidência. Neste período, as peças íntimas foram criadas para serem usadas mais à amostra, sendo mais coloridas e com novos tecidos.
Blusa segunda pele




















A moda na década de 1990 foi caracterizada por ser pulverizada e com o minimalismo, com sua simplicidade de linhas retas. Tendo, como seus principais criadores Calvin Klein e Helmunt Lang.

A modelo Kate Moss usando jeans Calvin Klein


Esta é uma década marcada pela diversidade de estilos que convivem em harmonia. A moda produziu peças para cada tipo de consumidor e ocasião.











É válido ressaltar o movimento Grunge, influenciado pelo rock (especialmente pelas bandas Nirvana e Pearl Jam), que ganha força entre os jovens com suas camisas de flanela, meias coloridas, tennis all star, jeans rasgados e bermudas largas. Uma oposição clara ao culto do exagero. A camisa xadrez era uma peça indispensável no guarda roupa dos jovens.
Movimento Grunge
Kurt Cobain

Esta década viu passar guerras, crises, modismos. A consciência ecológica ganhou força e status, fazendo com que países conscientes exigissem mudanças por parte dos governos e dos fabricantes de bens de consumo.

Entre as modelos surgiu Kate Moss, considerada na época a imagem da mulher ideal: magrela e franzina.
Na década de 90 usava-se muito calças e saias com cós altos. As calças dessa época eram pantalonas, e recebam várias estampas. Os vestidos curtos continuavam em alta.
Kate Moss

A moda dos anos 90, estimulou a individualidade e a diversidade, buscando o estilo próprio de cada um, sendo um esboço do que viria depois.

Postado por Moda na Moda às 08:07

0 comentários:

Postar um comentário