sexta-feira, 20 de abril de 2012

Década de 10

De 1914 à 1918 a Primeira Guerra Mundial e a presença dos homens nela fez com que as mulheres de diversas classes passasem a atuar em setores que antes eram masculinos, com isso a moda sofreu diversas transformações. Além da queda do espartilho, com a necessidade de praticidade, houve o encurtamento das saias e vestidos. No final dos anos 10 a androginia começa a aparecer, com os cortes de cabelo curtos e com a mulher se tornando independente aos poucos. 



Paul Poiret (1879 - 1944)


Paul Poiret foi o responsável pelo fim dos espartilhos, encurtamento das saias e o orientalismo. Se projetou na moda com um casaco-kimono. Usava cores fortes, drapeados leves, formas soltas, saias afuniladas e muitos botões. Outra de suas famosas criações é a Calça Sherazade, o equivalante a calça saruel de hoje em dia.


Algumas de suas criações: 


     



Edward Molyneux (1891 - 1974)

Nas criações de Molyneux não havia muita decoração e adornos. Suas criações eram modernas, ele evitava excessos e gostava de usar linhas. Usava cores como preto, cinza, bege e azul marinho.



Algumas de suas criações: 

   







Madeleine Vionnet (1876 – 1975)


Duas das características marcantes de Vionnet eram o corte enviesado e o drapeado. Usava tecidos como crepe, cetim e gabardine. Assim como Poiret, ela descartou o espartilho e criou peças com formas simples. 




Algumas de suas criações:



 






Jacques Doucet (1853 - 1929)

Conhecedor de arte, suas criações eram inspiradas em pinturas do século XVIII. Criava roupas românticas e luxuosas, os vestidos eram elegantes, suaves e delicados. Se destacou por seu talento em sobrepor cores. Usava tons pastéis, botões luxuosas e tecidos translúcidos. Com um gosto muito apurado, suas criações tinham linhas fluidas e com ar de fragilidade. 


Algumas de suas criações:

   




Postado por Moda na Moda às 17:26

0 comentários:

Postar um comentário