sexta-feira, 20 de abril de 2012

Década de 30

      Indo na contramão dos anos 20 que havia escondido as formas femininas, os anos 30 redescobriram essas formas do corpo da mulher através de uma elegância refinada, sem ousadias. Os vestidos eram justos e retos, para o dia eram usados vestidos na altura da panturrilha e à noite os longos, eles possuíam uma espécie de capa ou bolero, nos dias frios eram usados mantos e peles. Em tempos de crise, os materiais mais baratos passaram a ser usados na confecção dos vestidos de noite. O corte enviesado e os decotes profundos nas costas dos vestidos marcaram os anos 30. A atenção passou a ser voltada para as costas femininas.
       O ideal de beleza da época era de que a mulher devia ser magra, bronzeada, com visual sofisticado. As mulheres deixaram o cabelo crescer um pouquinho e passaram a fazer ondulações neles. Tinham como inspiração a atriz Greta Garbo. 


                                    Greta Garbo






Elsa Schiaparelli (1980 - 1973)

     Schiaparelli se tornou famosa por seu súeter de malha preta com uma espécia de estampa de laço branco. Ligada à arte, fez parcerias com artistas surrealistas como Salvador Dalí. Com inspirações totalmente surrealistas, criou peças como o vestido Lagosta (inspirado no telefone lagosta de Dalí), o chapéu-sapato e as luvas com "unhas". 


                                         

Algumas de suas criações:

    

 




Alix Grès (1903 - 1993)

       Grès queria ser escultora, mas acabou entrando na moda nos anos 30. Conhecida como a senhora dos drapeados, sua inspiração estava no passado, na Antiguidade Clássica, nas esculturas. Criou roupas que realçavam o corpo feminino através de drapeados e pregueados feitos à mão em tecidos delicados. 


       Chegou também a vestir estrelas do cinema, como Marlene Dietrich e a princesa Grace Kelly.

    Marlene Dietrich

  Grace Kelly

       
Algumas de suas criações:



 





Jeanne Lanvin (1867 - 1946)


    Lanvin teve como primeiro negócio uma chapelaria em Paris. Quando teve sua filha, Marguerite, passou a criar todo um guarda-roupa para ela. Os vestidos criados para sua filha logo chamou a atenção de suas clientes que passaram a encomendar roupas não só para suas filhas como também para elas. 




     Ela usava frequentemente um tom de azul intenso em suas criações, esse azul logo passou a ser chamado de Azul Lanvin.


Algumas de suas criações:




 




Postado por Moda na Moda às 17:27

0 comentários:

Postar um comentário